MOTOR
Pode-se dividir a concepção dos motores em quatro: motor vertical, motor em V, motor em W e motor boxer. E essa nomenclatura tem a ver, diretamente, com o posicionamento de certas peças do motor.
Principais componentes:
-
Bloco: é o componente central de um motor, normalmente construído em ferro fundido ou alumínio. Sem ele não há como realizar a montagem das demais peças;
-
Pistão ou êmbolo: peça cilíndrica que recebe a energia da queima da mistura carburante, transformando-a em energia mecânica;
-
Biela: essa peça serve como ligação entre o êmbolo e a cambota;
-
Carter: é a parte inferior de um motor, onde normalmente fica armazenado o óleo;
-
Acelerador: componente responsável por controlar a quantidade de combustível admitido para o interior de um motor;
-
Válvula: peça que controla o fluxo de gases para dentro ou para fora dos cilindros.
DICAS
NÃO SE ESQUEÇA DE SUBSTITUIR OS FILTROS.
Existem diversos filtros muito importantes na constituição de um automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros. Todos eles têm como missão a proteção do motor e devem ser substituídos de acordo com as datas do manual do fabricante.
DICAS
RETIFICA DO MOTOR
Os cuidados com o veículo e a manutenção periódica são importantes para evitar a necessidade de fazer a retífica do motor. Para isso, fique atento à quebra da correia dentada, cheque o nível do óleo e faça a troca periodicamente.
BAIXE NOSSO APP
Agende revisões e manutenção, receber orçamentos e relatórios completos dos serviços feitos no seu veículo de forma fácil e prática.