CÂMBIO

Para manter um câmbio funcionando, três coisas são primordiais: o cuidado na mudança de marchas por parte do usuário no dia a dia; a boa condição da embreagem e a lubrificação correta.

Especialmente, a lubrificação correta é a chave da longevidade do câmbio. A sugestão é que o óleo da caixa de velocidades seja trocado após os primeiros 50 mil km rodados e, depois, a cada 100 mil km, isso no uso em estrada. Para os casos de uso severo, a troca sempre deve ocorrer a cada 50 mil km. 

Uma das diferenças do câmbio automático para a caixa manual, é que neste sistema não existe um pedal de embreagem nem se efetuam trocas de marchas, uma vez que estas são automáticas. Este sistema efetua a troca da marcha através da relação entre a velocidade e a rotação do motor, sendo quase imperceptível para o condutor a mudança desta. Dirigir um carro automático é mais simples do que pode parecer.

DICAS

DESCIDAS

Em descidas longas com o câmbio automático, não utilize a marcha “D” tampouco a marcha “N”, já que na primeira situação o carro pode ganhar muita velocidade, obrigando assim uma frenagem brusca. Na segunda situação, o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição “2” SEGUNDA MARCHA ou “3” TERCEIRA MARCHA e faça valer o freio-motor.

DICAS

CUIDADO COM A EMBREAGEM

É muito importante depois de passar a marcha você soltar a embreagem bem devagar para que a ligação com o motor seja suave. Se soltar rápido o carro dará solavancos.


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